quinta-feira, 5 de maio de 2011

Orientações Pedagógicas Complementares às Instruções de Preenchimento do Diário de Classe.


Em função das mudanças do Diário de Classe da Educação Infantil e do Currículo da Educação Básica/ Educação Infantil (Versão Experimental) da SEDF, a Diretoria de Educação Infantil (DEI) apresenta algumas orientações de ordem pedagógica. Outras solicitações de orientação devem ser enviadas à COSINE. Vejamos:
1-No Diagnóstico inicial, além do proposto nas instruções para preenchimento, item 2, consideramos importante que o professor registre as atividades de rotina como: acolhida, rodinha, parque, hora da história, lanche, calendário, quantos somos,como está o tempo, de acordo com a realidade da escola, enfatizando sua intencionalidade educativa.

2-Ao final do Diagnóstico Inicial é recomendável que o professor explicite os âmbitos de experiência, assim como os Eixos que permeiam o Currículo da Educação Básica, importantes e necessários ao planejamento e desenvolvimento das atividades. Para tanto, segue anexo um diagrama onde é possível visualizar a estrutura do Currículo. Convém ressaltar que este deve ser lido, estudado e discutido, uma vez que tem caráter experimental, sujeito a sugestões e alterações.

3- O registro poderá ser feito de forma simplificada (eixos + atividades), tendo em vista a escassez de espaço, conforme orientado no item 3, de Instruções de Preenchimento. EX: 22/02/2011- Matemática: Contagem de materiais concretos; Identidade e autonomia: desenho da própria imagem; Linguagem oral e escrita: escrita espontânea.

4- A DEI propõe que o professor registre em seu caderno o planejamento mais detalhado, relacionando as atividades com as Habilidades e Procedimentos dos alunos apresentados no Currículo. Lembramos, ainda, que as Competências e Habilidades não têm caráter de alcance imediato, sendo desenvolvidas ao longo de um período que poderá ser: diário, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, semestral ou anual;

5- Todas as Orientações estão no campo das SUGESTÕES, já que conhecemos a capacidade de estudo, planejamento e condução de atividades pedagógicas dos nossos coordenadores e professores.


DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL/SUBEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário